exames complementares

Exames complementares

Não pode mandar seus funcionários até uma de nossas clínicas? Nos vamos até os clientes onde quer que estejam.

Quando a empresa precisa realizar vários exames de uma só vez, o atendimento in company pode ser uma vantagem.

Essa solução dá agilidade à renovação de exames e poupa o funcionário de deslocamentos durante o turno de trabalho.

Esse atendimento pode ser a visita do médico e pode incluir a realização de exames complementares.

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente de ouvir sons.

Existem dois tipos de audiometria: a tonal e a vocal.

A audiometria tonal avalia as respostas do paciente a sons puros, emitidos em diversas frequências, a fim de detectar se há perda auditiva e, quando houver, o grau e o tipo da perda.

A audiometria vocal avalia a capacidade de compreensão da voz humana. Para que (e para quem) serve a audiometria?

Para o trabalhador exposto a ruído, a audiometria é um exame fundamental para monitorar seu estado de saúde ao longo do tempo de trabalho na firma.

Esse exame ajuda a identificar se eventual perda auditiva tem ou não relação com a função exercida, além de ajudar a determinar maneiras de impedir que essa perda se acentue.

Para o empregador, é fundamental a sua responsabilidade em providenciar o exame na admissão, no periódico e no demissional.

A audiometria serve de prova em processos trabalhistas em que o funcionário alegue ter perdido a audição por ter trabalhado na empresa. Caso o ambiente registre ruído acima do permitido pela lei, é o monitoramento da saúde do trabalhador que vai impedir qualquer dano mais grave.

Para exercer algumas funções, o exame de acuidade visual do funcionário é essencial.

O exame de acuidade visual avalia se uma pessoa consegue enxergar os detalhes de uma palavra ou de um símbolo a certa distância. Ele é normalmente um complemento ao exame clínico, pois analisa se a pessoa apresenta ou não déficit de visão que pode causar riscos a ele mesmo e a outras pessoas pela função exercida no trabalho.

Dependendo da função exercida, o funcionário precisará fazer exame de sangue, urina e/ou fezes para atestar sua aptidão ao trabalho.

O eletrocardiograma (ECG) mede a atividade elétrica do coração para identificar eventuais alterações neste órgão. Caso o ECG levante alguma suspeita, o paciente deverá se submeter a outros exames que possam confirmar ou não a existência de uma doença cardíaca. Uma doença no coração, dependendo da função exercida, pode ser fatal para o trabalhador ou mesmo para terceiros, daí a sua importância.

Esse exame pode ser indicado para todas as funções, especialmente para montadores, motoristas, mecânicos, gerentes e pessoas que lidam com altos níveis de cobrança e estresse no dia a dia de trabalho.

Já o eletroencefalograma (EEG) é um exame que registra a atividade elétrica do cérebro, a fim de detectar possíveis anormalidades neurológicas. Esse exame pode levantar suspeitas de Parkinson, por exemplo. Uma alteração motora no córtex cerebral prejudica as funções motoras do corpo e pode ser fatal em um trabalhador que trabalha em altura.

Também conhecida como exame do sopro, a espirometria avalia o funcionamento dos pulmões.

A espirometria avalia a saúde de trabalhadores que têm contato direto com poluentes, podendo adquirir doenças no local de trabalho. É geralmente indicado para pessoas que trabalham em espaço confinado ou em ambientes que tenham muito pó ou sujeira no ar.

Em obras da construção civil, por exemplo, pedreiros estão em contato constante com pó de cal, pó de cimento, entre outros.

Essas substâncias vão diretamente para o pulmão e, por isso, o funcionário deve seguir as orientações do médico e repetir esse exame de tempos em tempos para monitorar a sua saúde:

- Seguir e colaborar com a empresa com o cumprimento da norma;

- Utilizar adequadamente os meios e equipamentos fornecidos pela empresa;

- Comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situações de risco para sua segurança e saúde ou de terceiros, que sejam de seu conhecimento;

- Cumprir com os procedimentos e orientações recebidos nos treinamentos com relação aos espaços confinados.

Caso não tenha encontrado o exame solicitado, não hesite em contactar-nos, o nosso suporte ao cliente ficará feliz em ajudá-lo.

entre em contato

Nome

Lume Engenharia e consultoria me

 

Priorizamos atributos como objetividade, transparência e pontualidade. Somos referência em áreas de atuação e que valoriza a segurança para a empresa e principalmente a vida.


CONTATO

Rua Marconi, 48 - Cj.13 -Centro São Paulo/SP-CEP: 01047-000 - Brasil

(11) 3129-7210 / 3129-5435 / (11) 983-624-728

contato@lumeconsultoria.com Página de contato